quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Educação ao longo da vida...




A série Educação ao longo da vida, nos remete a refletir sobre os sistemas educacionais para adultos suas ideologias, práticas e políticas públicas.
Neste ano será realizado em Belém do Pará/Brasil, VI CONFINTEA (Conferêrencia Internacional de Educação de Jovens e Adultos), que visa debater e definir políticas públicas sobre Educação de jovens e adultos como prioridade social; pois como relata Ivanilde Apoluceno de Oliveira "Não há prioridade na educação de jovens e adultos porque a prioridade são as crianças, pois são vistas como uma perspectiva de futuro".
A Educação de jovens e adultos possibilita aos indivíduos que por vários motivos interromperam seus estudos uma nova possibilidade, um novo início do processo de formação, humana, técnica e de exercício da cidadania.
O desafio é criar propostas pedagógicas que superem as limitações do aluno jovem, adulto e idoso para que além do acesso ele permaneça na "escola" atingindo suas metas.
O currículo precisa ser repensado, no sentido de valorizar as práticas sociais do adulto, conteúdos que tenham ligação direta com sua experiência de vida, atendendo seus interesses em espaços físicos independentes da escola mas também na escola.
É urgente refletir sobre a formação de professores para atuar com esta diversidade, de pessoas comprometidas que buscam na educação ao longo da vida possibilidades de mudança da situação que se encontra, algumas pessoas buscam alfabetizar-se para tirar a carteira de motorista, outras para melhorar de emprego e outras para sentir-se parte integrante de uma sociedade que exclue os que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em tempo hábil de escolarização formal.
A educação ao longo da vida é a oportunidade de revalorizar a vida, seja buscando a escola formal, projetos sociais ou novos projetos de vida, pois sempre é tempo de aprender.
Autores: Professor Fabio Padilha e Professora Marcia do Prado.


5 comentários:

  1. ola menina ficou bem legal continue assim parabéns vc tem uma fala muito boa bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom professora você é realmente muito criativa...


    grande abraço. Prof Esp. Fabio Padilha!

    ResponderExcluir
  3. Olá Professor Fábio e Professora Marcia

    Realmente a VI CONFINTEA, segundo o que vimos nos programas, vem para trazer uma visibilidade maior à Educação de Jovens e Adultos, agora acrescentados dos idosos... Esse pessoal, merecem uma oportunidade de se aperfeiçoar nos estudos, e superar suas limitações perante a sociedade. Sim, porque sem estudo, sem conhecimento letrado fica difícil exercerem plenamente a sua cidadania e a escola ainda é uma das alternativas para mudarem esse quadro. Concordo quando vcs ressaltam que o currículo deve valorizar as práticas sociais do adulto, porque é para ele que se deve tornar uma EJA contextualizada, interessante... Quanto ao alerta de vocês, acho bem sério, pois realmente é isso que se está constatando e o EJA veio para ser um projeto provisório e está se tornando definitivo por parte de pessoas que acham que o ensino regular é perda de tempo e que no EJA será tempo ganho... Muito bom o texto de vocês.
    Um abraço...
    Professora Juraci

    ResponderExcluir
  4. É isso ai professora, adorei seu texto.
    Abraços.
    Bia.

    ResponderExcluir
  5. oi Márcia, além de "criativa"(kkkkk)vc é uma professora comprometida e apaixonada pela Educação e é de pessoas assim q o Brasil precisa. adorei te conhecer
    beijossssss

    ResponderExcluir