quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Anos Iniciais do Ensino Fundamental


A Lei 11.274/2006, vem para atender a demanda de crianças que não encontravam vagas nas instituições de educação infantil da rede pública e não podiam arcar com o custo da educação privada, garantindo a essas crianças o acesso aos seis anos, pois este acesso agora é amparado pela lei e será obrigatório e não mais opcional.
Mas será que é somente o acesso que a lei quer garantir?
Penso que não, o Brasil precisa alcançar metas na educação, isso justifica as "Provinhas Brasil",cujo os resultados dessas provas comparando -as com a média dos países desenvolvidos , não atingiram as metas necessárias do IDEB/Brasil ,então o que precisa ser feito?
Garantir a obrigatoriedade do acesso aos seis anos no Ensino Fundamental, pois com esta medida amplia o tempo que a criança estará em contato com práticas de leitura e escrita, minimiza as desigualdes de oportunidades, considerando que anterior a esta lei muitas crianças só entravam na escola aos sete anos, e oportuniza aos professores rediscutir as práticas educativas e diretrizes pedagógicas para comtemplar estes alunos assegurando-lhes uma educação lúdica pedagógica, respeitando e assegurando-lhes viver seu tempo de infância.

2 comentários:

  1. Muito bem professora você é uma pessoa muito criativa e crítica perante a nossa sociedade que carece de Educação em locais do nosso enorme País, penso eu que a Educação Infantil tambem deveria ser de acesso a todas as crianças justificando assim o excelente trabalho dos profissionais que nela atuam, redigindo a ideia de uma instituição apenas assistencialista, a Educação Infantil é a base para um Ensino Fundamental de qualidade...


    Abraço... Prof:Esp: Fabio Padilha!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Professora Marcia,

    Você colocou muito bem a reflexão da Lei 11.274/2006. Realmente é pra se pensar "será que é somente o acesso que a lei quer garantir?", a gente sabe que tem mais coisas nos bastidores...Enfim, deixando essas metas educacionais que o país precisa atender, concordo com vc sobre a inclusão das crianças de seis anos no Ensino Fundamental que ajuda nas oportunidades e chances de sucesso dessa criança... Como sempre, você escreve muito bem os seus textos que são claros, entendíveis e gostosos de lêr. Parabéns!!!
    Um abraço...
    Professora Juraci

    ResponderExcluir