quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cultura Viva, Escola Viva

Todos sabemos que o universo da cultura brasileira é formado pela diversidade de sua formação, não devemos pensar que existe um modelo "padrão" de cultura a se seguir, as práticas das manifestações culturais revelam a forma de pensar de um povo através da arte, música e crenças. Cultura então neste contexto é o conjunto de ações culturais que eu protagonizo, agregando valores a identidade de um povo, revelando assim a minha identidade.
Cultura portanto, não é só conhecer as manifestações culturais de um povo, mas vivencia-lás , pois esta não é medida em diplomas, ela vai além , torna-se uma semente de sabedoria a ser compartilhada com as gerações futuras , faz-se necessário que as pessoas se encontrem para manterem suas tradições e apoiar-se neste compromisso social.
A escola é um espaço de representação da cultura, mas parece que precisamos deixar a nossa mochila cultural em casa para entrar na escola, o que precisamos aprender são somente os conteúdos ditos formais, aqueles que produzem conhecimento, e os que produzem valores devem ficar fora da escola?
O desafio maior está em entender a cultura além dos projetos pedagógicos, é necessário estudar a cultura no currículo escolar de forma integrada ao conhecimento, trazendo para o currículo manifestações da cultura local, promovendo ações culturais com o compromisso social de se conservar a identidade cultural local estando atento as múltiplas formas de conhecimento.
Aqui fica uma reflexão para nós enquanto seres humanos pensar sobre a nossa identidade e enquanto educadores pensar em um currículo vivo , que torne a escola um espaço onde a cultura e conhecimento se integrem em prol da construção de valores sociais e culturais.



5 comentários:

  1. Oi Prof Marcia!

    Gostei muito quando você colocou que as pessoas devem se unir, se encontarem para manterem suas tradições vivas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Você está certa quando diz que não existe um modelo padrão de cultura,aceito sua idéia e digo que gostei muito do que você escreveu.Após fazer este curso,aprendi juntamente com meus colegas a a"aceitar as diferenças" e ser mais tolerante com as culturas diferentes.Gostei muito de fazer o curso e de tê-la como colega de curso.Um abraço.Rosi

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo cultura não é só saber o que é. É viver e sentir suas raízes, de onde venho, o que trago comigo que já meus antepassados faziam, concordo com suas palavras e passo a me corrigir diantes de certos fatos que acontecem. Penso que se cada um de nós pensar um pouco mais e agir em comum união respeitando o saber ouvir e conviver com as diferenças, poderemos ter um país melhor.
    Beijos, desejo toda felicidade pra você, gostei de todos meus colegas do curso. Até uma próxima oportunidade.

    ResponderExcluir
  4. Olá Prof. Marcia...

    Está muito bom o seu texto. Vc demonstra maturidade ao abordar a cultura. Principalmente quando ressalta sobre a necessidade de integrar a cultura no currículo escolar junto ao conhecimento. Esse compromisso social a escola deve abraçar valorizando sempre sua clientela.
    Um abraço...
    Professora Juraci

    ResponderExcluir