quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Anos Iniciais do Ensino Fundamental


A Lei 11.274/2006, vem para atender a demanda de crianças que não encontravam vagas nas instituições de educação infantil da rede pública e não podiam arcar com o custo da educação privada, garantindo a essas crianças o acesso aos seis anos, pois este acesso agora é amparado pela lei e será obrigatório e não mais opcional.
Mas será que é somente o acesso que a lei quer garantir?
Penso que não, o Brasil precisa alcançar metas na educação, isso justifica as "Provinhas Brasil",cujo os resultados dessas provas comparando -as com a média dos países desenvolvidos , não atingiram as metas necessárias do IDEB/Brasil ,então o que precisa ser feito?
Garantir a obrigatoriedade do acesso aos seis anos no Ensino Fundamental, pois com esta medida amplia o tempo que a criança estará em contato com práticas de leitura e escrita, minimiza as desigualdes de oportunidades, considerando que anterior a esta lei muitas crianças só entravam na escola aos sete anos, e oportuniza aos professores rediscutir as práticas educativas e diretrizes pedagógicas para comtemplar estes alunos assegurando-lhes uma educação lúdica pedagógica, respeitando e assegurando-lhes viver seu tempo de infância.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Educação ao longo da vida...




A série Educação ao longo da vida, nos remete a refletir sobre os sistemas educacionais para adultos suas ideologias, práticas e políticas públicas.
Neste ano será realizado em Belém do Pará/Brasil, VI CONFINTEA (Conferêrencia Internacional de Educação de Jovens e Adultos), que visa debater e definir políticas públicas sobre Educação de jovens e adultos como prioridade social; pois como relata Ivanilde Apoluceno de Oliveira "Não há prioridade na educação de jovens e adultos porque a prioridade são as crianças, pois são vistas como uma perspectiva de futuro".
A Educação de jovens e adultos possibilita aos indivíduos que por vários motivos interromperam seus estudos uma nova possibilidade, um novo início do processo de formação, humana, técnica e de exercício da cidadania.
O desafio é criar propostas pedagógicas que superem as limitações do aluno jovem, adulto e idoso para que além do acesso ele permaneça na "escola" atingindo suas metas.
O currículo precisa ser repensado, no sentido de valorizar as práticas sociais do adulto, conteúdos que tenham ligação direta com sua experiência de vida, atendendo seus interesses em espaços físicos independentes da escola mas também na escola.
É urgente refletir sobre a formação de professores para atuar com esta diversidade, de pessoas comprometidas que buscam na educação ao longo da vida possibilidades de mudança da situação que se encontra, algumas pessoas buscam alfabetizar-se para tirar a carteira de motorista, outras para melhorar de emprego e outras para sentir-se parte integrante de uma sociedade que exclue os que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em tempo hábil de escolarização formal.
A educação ao longo da vida é a oportunidade de revalorizar a vida, seja buscando a escola formal, projetos sociais ou novos projetos de vida, pois sempre é tempo de aprender.
Autores: Professor Fabio Padilha e Professora Marcia do Prado.