segunda-feira, 29 de junho de 2009

Cotidiano, Imagens e Narrativas



O que nos faz brasileiros são as nossas matrizes, sejam elas africanas, indigenas ou européias, a nossa identidade é formada pelas narrativas de nossa cultura. Estas narrativas são manifestadas na linguagem oral e escrita e vão tecendo a memória do que somos, vivemos e interagimos nos espaços em que convivemos.

As narrativas revelam as nossas experiências, pontos de vista, sonhos... e vão além, para terem sentido precisam ser compartilhadas.Por isso nos tormamos sujeitos ideológicos, construímos a nossa identidade na interação com o outro.

E deixo a vocês o questionamento, do qual estou refletindo e ainda não encontrei a resposta: " Somos o que narramos ou narramos o que somos? "

Um grande abraço,

Marcia

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cotidiano, Imagens e Narrativas.




Narrativas de nossa experiência...

Ao chegarmos no Curso Salto para o Futuro, no dia 24 de junho, a nossa Orientadora Juraci relatou sua proposta de trabalho, desafiando os cursistas a fazerem um livro digital narrando suas experiências cotidianas.
E agora? O que fazer? Se descabalar? Chorar? Sair correndo? Não, não . Vamos trabalhar porque com a prof. chantagem não rola. Então mãos à obra, o que temos? Três pessoas, um computador e muitas histórias.
Iniciamos trocando idéias e conhecendo um pouco do cotidiano uma da outra, chegamos a algo comum: O nosso dia a dia como professora...
Buscamos imagens que ilustrassem o nosso cotidiano e criamos uma apresentação eletrônica narrando a nossa história.
Querem conferir a nossa apresentação solicitem através do e-mail: profmarciadoprado@gmail.com, vera_arigony@yahoo.com.br ou professorajoelma@gmail.com
Abraços
Prof. Joelma Prof. Marcia e Prof. Vera.



quinta-feira, 18 de junho de 2009

A ARTE DE ILUSTRAR LIVROS PARA CRIANÇAS E JOVENS



Fundamentos e Técnicas da arte de ilustrar

Aspectos a considerar:

  • Historicamente a imagem visual veio antes da linguagem escrita;
  • A imagem é um veículo de comunicação compartilhado por todos e armazenado na mente de forma inconsciente;
  • Ser ilustrador não é somente um "hobby", agora é profissão técnica;
  • O leitor ao visualizar a imagem e o texto de um livro, vai sempre criar a sua versão pessoal para a história;
  • A técnica almejada para ilustar uma história é a mais adequada ao projeto, e não a mais "nobre".
  • A literatura é feita para um leitor multifacetado e não o ideal;
  • Imagem e texto precisam dialogar na página
" Interpretar uma imagem é ler com a alma..."

Cursistas: Katiana, Marcia, Marilis, Rafaella e Vera.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cultura Viva, Escola Viva

Todos sabemos que o universo da cultura brasileira é formado pela diversidade de sua formação, não devemos pensar que existe um modelo "padrão" de cultura a se seguir, as práticas das manifestações culturais revelam a forma de pensar de um povo através da arte, música e crenças. Cultura então neste contexto é o conjunto de ações culturais que eu protagonizo, agregando valores a identidade de um povo, revelando assim a minha identidade.
Cultura portanto, não é só conhecer as manifestações culturais de um povo, mas vivencia-lás , pois esta não é medida em diplomas, ela vai além , torna-se uma semente de sabedoria a ser compartilhada com as gerações futuras , faz-se necessário que as pessoas se encontrem para manterem suas tradições e apoiar-se neste compromisso social.
A escola é um espaço de representação da cultura, mas parece que precisamos deixar a nossa mochila cultural em casa para entrar na escola, o que precisamos aprender são somente os conteúdos ditos formais, aqueles que produzem conhecimento, e os que produzem valores devem ficar fora da escola?
O desafio maior está em entender a cultura além dos projetos pedagógicos, é necessário estudar a cultura no currículo escolar de forma integrada ao conhecimento, trazendo para o currículo manifestações da cultura local, promovendo ações culturais com o compromisso social de se conservar a identidade cultural local estando atento as múltiplas formas de conhecimento.
Aqui fica uma reflexão para nós enquanto seres humanos pensar sobre a nossa identidade e enquanto educadores pensar em um currículo vivo , que torne a escola um espaço onde a cultura e conhecimento se integrem em prol da construção de valores sociais e culturais.